INFORMAÇÃO - Saiba como fazer a inscrição da Previdência Social

17 de junho de 2021
Jornal Contábil

Como qualquer outro cidadão, em algum momento você irá precisar fazer inscrições para a Previdência Social, leia esse artigo até o final e fique por dentro de nossas dicas.

A inscrição á o ato pelo qual o cidadão á cadastrado no Regime Geral da Previdência Social mediante a atribuição do número de identificação do trabalhador – NIT que é único pessoal e intransferível.

É importante esclarecer que não é necessário solicitar uma nova inscrição, caso você esteja inscrito no Programa de Integração Social (PIS) Programa de formação do patrimônio do servidor público (PASEP) ou o número de identificação social (NIS)

Com essa identificação é possível realizar o pagamento de contribuições e solicitar serviços nas agências ou se preferir site ou aplicativo MEU INSS.

 

Quem pode se inscrever na Previdência Social?

Todo trabalhador com carteira assinada á automaticamente filiado á Previdência Social. Quem trabalha por conta própria é necessário se inscrever e contribui mensalmente para ter acesso aos benefícios previdenciários.

São segurados da Previdência Social os empregados, empregados domésticos trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e os trabalhadores rurais. Até mesmo quem não tem renda própria, só para exemplificar:

  • Donas de casa
  • Estudantes

Mas afinal o que é afiliado e não afiliado?

Só para exemplificar:

  • Afiliado

É todo cidadão que se relaciona com a Previdência Social na qualidade de segurado obrigatório (Contribuinte Individual e Empregado Domestico), Facultativo ou mediante contribuições.

  • Não Afiliado

É todo cidadão que se relaciona com a Previdência Social na condição de dependente legal, procurador, ou componente do grupo familiar.

Afinal para disfrutar dos benefícios do INSS é necessário ser um afiliado.

Como se inscrever no INSS?

Você sabia que é possível fazer a maioria das solicitações feitas na agencias direto pela internet? basta acessar o site ou aplicativo MEU INSS.

Quais são os grupos que podem se inscrever?

Só para ilustrar:

  • Contribuinte individual

Nesta categoria estão as pessoas que trabalham por conta própria (autônomos) que não possuem registro em carteira.

  • Empregado domestico

Trabalhador (a) que presta serviço na residência de outras famílias

 
  • Segurado Rural

Produtor rural pessoa física sem empregados

  • Segurado facultativo

Pessoas com maior de 16 anos que possui renda própria

  • Facultativo de baixa renda

É um serviço destinado para categoria de segurado facultativo sem renda própria que se dedica ao trabalho exclusivamente com comprovação de baixa renda.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias